Produção de fitomassa e óleo essencial em erva cidreira cultivada sob telas coloridas e doses nitrogênio

Aglair Cardoso Alves, Fábio Nascimento Jesus, Perícles Barreto Alves, Hamilton Vieira Santos, Girlene Santos Souza, Anacleto Ranulfo Santos

Resumo


Objetivou-se avaliar o efeito da luminosidade e da disponibilidade de nitrogênio na produção de fitomassa, rendimento e composição de óleo essencial de erva cidreira. As plantas foram cultivadas por 60 dias em delineamento experimental inteiramente casualizado com 7 repetições, em esquema fatorial 5 x 3, sendo cinco doses de N  (0; 40; 80; 120 e 160 Kg ha -1) tendo como fonte a úreia e três  condições de qualidade de luz: obtidas com o uso fotoconversoras coloridas (azul e vermelha) com 50% de irradiância e sob pleno sol. Houve efeito significativo (p≤0,05) dos efeitos simples da qualidade de luz e das doses de N para produção de fitomassa, rendimento e composição de óleo essencial. O acúmulo máximo de massa da matéria seca das folhas (4,83 g) ocorreram sob malha azul e a dose de 102 Kg ha-1 de N foi suficiente para estimular a maior massa da matéria seca das folhas. Os componentes majoritários neral e geranial não sofreram influência dos tratamentos. Entretanto, as plantas sob as malhas (vermelha e azul), apresentaram maior quantidade dos compostos limoneno e a carvona quando comparado ao tratamento a pleno sol. O uso das malhas fotoconversoras combinada com a adubação nitrogenada é uma técnica promissora na tentativa de potencializar a produtividade das plantas medicinais.

 

Palavras-chave: Lippia alba (Mill.) NE Br, malhas fotoconversoras, adubação nitrogenada, planta medicinal, qualidade de luz.

 




DOI: https://doi.org/10.1590/hb.v36i1.1049

Apontamentos

  • Não há apontamentos.