Crescimento, produção e qualidade físico-química de frutos de morangueiro cultivado sob diferentes cores de cobertura de túneis baixos.

Juliane Maciel Henschel, Juliano Tadeu Vilela de Resende, Patrícia Carla de Giloni-Lima, André Ricardo Zeist, Renato Barros Lima Filho, Matheus Hermann dos Santos

Resumo


O morangueiro é uma cultura de grande importância econômica e social. Seus frutos são apreciados tanto pelo sabor como pelo potencial nutracêutico. Estudos confirmam que a qualidade luminosa influencia a fisiologia das plantas. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi investigar se mudanças no espectro luminoso, proporcionadas por coberturas de túneis baixos, podem melhorar características vegetativas, de produção e de qualidade de frutos de morangueiro. Foram utilizadas seis coberturas de túneis (vermelha, amarela, azul, verde, transparente e leitosa), além da testemunha, e duas cultivares: uma de fotoperíodo curto (Camarosa) e uma de fotoperíodo neutro (Albion). O experimento foi avaliado em duas épocas, sendo que, na primeira época foram avaliados produção e desenvolvimento vegetativo, e na segunda época a qualidade pós-colheita. De modo geral, Camarosa apresentou maior desenvolvimento vegetativo, menor produção, e melhor qualidade de frutos que Albion. Devido à complexidade das respostas fisiológicas e bioquímicas das plantas, cada característica avaliada apresentou uma resposta específica à alteração luminosa. As coberturas vermelha, azul, amarela e verde não demonstraram resultados expressivamente superiores aos das coberturas transparente e leitosa, assim, sugere-se a utilização destas, que já são utilizadas comercialmente.




DOI: https://doi.org/10.1590/hb.v35i3.1153

Apontamentos

  • Não há apontamentos.