Perfil socioeconômico dos consumidores de hortaliças em feiras livres na microrregião de Januária

ANTÔNIO DE AMORIM BRANDÃO, Cândido Alves da Costa, Flávia Maria Galizoni, Thâmara Figueredo Menezes Cavalcante, Ágatha Corrêa Neves

Resumo


As pessoas cada vez mais estão buscando uma alimentação saudável e diversificada, elevando a procura por hortaliças. As hortaliças são encontradas em vários seguimentos de mercado, como sacolões, supermercados e também nas feiras livres. Poucas informações existem a respeito da importância das feiras no cotidiano das pessoas que compram hortaliças na região do Norte de Minas Gerais. Diante disso o objetivo deste trabalho foi analisar características socioeconômicas de consumidores de hortaliças em feiras livres, nas cidades de Chapada Gaúcha, Itacarambi, Januária e Manga na microrregião de Januária, Norte de Minas Gerais.   Foram aplicados ao todo 107 questionários nos municípios, de acordo com o volume de pessoas que frequentaram cada feira na respectiva ocasião. Nos resultados encontrados observa-se que a maior parte dos consumidores são mulheres, não aposentados e com idade inferior a 54 anos sendo que em chapada Gaúcha essa frequência chega a 100 %.  As pessoas vão à feira semanalmente e a maioria relatou comprar hortaliças somente nas feiras por valorizarem qualidade e tradição não utilizando o preço como critério de escolha.  A maioria dos consumidores em Itacarambi e Januária, afirmaram gastar mais de R$ 30,00 por ida à feira e em Manga e Chapada Gaúcha gastam entre R$ 10,00 e R$ 20,00. O trabalho indicou grande potencialidade de expansão da comercialização de hortaliças em feiras livres  na região, bem como apontou nichos de mercado que podem ser aproveitados pelos produtores para diversificação da comercialização proporcionando elevação da renda e a segurança alimentar da população e dos agricultores.


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DOI: https://doi.org/10.1590/hb.v33i01.126

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