MICROPROPAGAÇÃO DE ALCACHOFRA A PARTIR DE PLÂNTULAS GERMINADAS IN VITRO

Silvana Fátima Didoné, Magali Ferrari Grando, Eunice Oliveira Calvete, Angélica Reolon da Costa, Marilei Suzin, Lizete Augustin

Resumo


RESUMO - A alcachofra é uma hortaliça oriunda do Mediterrâneo, podendo ser consumida tanto in natura como industrializada. Seu alto valor nutricional e medicinal desperta interesse pelo seu cultivo no Brasil, apesar dos fatores limitantes relacionados às formas de propagação sexual e vegetativa. A micropropagação é uma técnica que permite a produção de populações homogêneas, livre de doenças e rápida instalação de progênies selecionadas. Este trabalho objetivou estabelecer o protocolo de micropropagação a partir de progênies de alcachofra selecionadas para o consumo in natura utilizando explantes obtidos de plântulas germinadas in vitro.  O ápice caulinar, epicótilo e hipocótilo de três progênies (P1, P2 e P3) foram avaliados quanto ao seu potencial de estabelecimento in vitro em dois meios de cultura (M1 e M2), quanto à taxa de multiplicação, comprimento, número de folhas, massa fresca e seca dos brotos ao longo de quatro subcultivos, bem como enraizamento e aclimatização em três diferentes substratos.  Ápices caulinares de duas progênies foram capazes de multiplicar in vitro. O meio de cultura M1 (1,0 mg.L-1 de BAP e 0,1 mg.L-1 de ANA) promoveu maior desenvolvimento dos explantes.  A média da taxa de multiplicação em quatro subcultivos foi de 4,7:1 e 5,4:1 para as progênies P1 e P2, respectivamente. A progênie P1 apresentou maior frequência de enraizamento dos propágulos (51,9%) em comparação com a progênie P2 (14,9%). No entanto, as brotações sem raízes visíveis apresentaram maior sobrevivência durante a aclimatização. Os substratos S1 (Mecplant Horta 2®: 100%) e S2 (Mecplant Horta 2®:50% e Casca de arroz carbonizada:50%), foram os mais adequados para a aclimatização, sendo a taxa de sobrevivência no final da aclimatização de 75 % utilizando o substrato S1. Foi possível estabelecer o processo de micropropagação de duas progênies de alcachofra selecionadas para o consumo in natura utilizando como fonte de explante o ápice caulinar obtidos de plântulas germinadas in vitro.

Palavras-chave: Cynara cardunculus L. Var. scolymus Fiori, cultivo in vitro, taxa de multiplicação, enraizamento, aclimatização.




DOI: https://doi.org/10.1590/hb.v33i3.336

Apontamentos

  • Não há apontamentos.